Logo

Currículo

Educação Infantil

No maternal e jardim, o mais importante é brincar. A criatividade e a espontaneidade da criança são estimuladas com brinquedos simples, feitos de materiais naturais que despertam sua imaginação. Mas, além de brincar, muitas atividades básicas fazem parte do cotidiano da criança nessa etapa: desenhar, pintar, modelar, lavar, costurar, bordar e cuidar do jardim, entre outras. Ao final de cada período, o professor convida os alunos a ouvir um conto de fadas. O calendário anual é pontuado pelos eventos de cada estação. As crianças vivenciam o Carnaval, o Dia do Índio, o Dia das Mães, as festas juninas, o Dia dos Pais, a chegada da primavera, o Natal e uma série de outros eventos, sempre com festas, apresentações e comemorações.

A intenção do professor Waldorf, no maternal ou no jardim, é preservar a inocência e o encantamento natural do mundo da criança. A ênfase no entusiasmo pela vida, assim como pelo trabalho, forma a base sólida para o aprendizado futuro. 

 

Ensino Fundamental

A partir da primeira série, o aluno Waldorf começa a decifrar o mundo. Mas isso não acontece de uma maneira exclusivamente intelectual.

A atividade artística, os ritmos e movimentos da vida e da natureza permeiam o aprendizado. A visão holística é enfatizada em cada disciplina, mostrando que existe uma interligação entre todas as coisas.

Isso estimula a curiosidade natural da criança para a descoberta do mundo. Assim, os alunos produzem seus próprios livros e cadernos, integrando as habilidades manuais, artísticas e intelectuais à percepção do conhecimento como um todo. A consciência social e a responsabilidade moral complementam a formação da criança. E é assim que a escola Waldorf espera formar cada aluno: um indivíduo criativo e responsável, apto para a vida comunitária e a prática da cidadania.

 

Currículo abrangente

Poucas escolas oferecem um currículo tão abrangente quanto uma escola Waldorf. O ensino da língua portuguesa, inglesa e alemã se aprofunda na cultura, literatura e teatro de seus povos. Disciplinas como matemática, geometria e álgebra são compreendidas à luz da história, assim como são relacionadas com a experiência real e cotidiana dos alunos.

O ensino de ciências inclui conhecimentos de zoologia, antropologia, botânica, mineralogia, astronomia, química e física. Todas essas disciplinas são apresentadas em sua relação com o homem e a natureza. As experiências práticas solidificam o aprendizado. Nesse sentido, o ensino de história e geografia envolve a descoberta do próprio mundo do aluno através do tempo e do espaço. Viagens e representações expandem o conhecimento. Artes, música e teatro também são disciplinas que vão muito além do enriquecimento espiritual dos alunos. Hoje se sabe que o desenvolvimento dos sentidos, especialmente por meio da música, facilita muito a aquisição do conhecimento formal. Como complemento, euritmia e educação física aprimoram os movimentos corporais, a coordenação motora e o espírito esportivo. E, além disso, o currículo prevê jardinagem e agricultura orgânica. É a melhor forma de conscientizar as crianças sobre fatores como preservação ambiental e nutrição saudável.

 

Imprimir Indicar
  • Rua Pastor William Richard Schisler Filho, 841
  • Itacorubi - Florianópolis - SC
  • CEP: 88034-100
Logo
  • Fone: (48) 3334-1724 | 3334-6843
  • FAX: (48) 3334-2656
  • anaba@anaba.com.br
Quati