Logo

Gestão Escolar

A organização da escola baseia-se na autogestão e fundamenta-se nos princípios da trimembração do organismo social propostos por Rudolf Steiner. O trabalho se divide em três esferas que se inter-relacionam buscando o equilíbrio a partir da autonomia que lhes é outorgada; cada integrante possui direitos e obrigações iguais, mesmo nível de participação, sem distinção de hierarquia e privilégios.

Na esfera pedagógica, âmbito cultural-espiritual (vida do espírito), o princípio básico deve ser o da Liberdade. É de responsabilidade do Conselho Pedagógico e do corpo docente, e está integrada à Associação Mantenedora que zela pela aplicação da pedagogia Waldorf com a cooperação e apoio dos pais.

Na esfera socioeconômica (vida da economia), em que a Comissão Financeira trata das necessidades financeiras da instituição como um todo, o princípio básico deve ser a Fraternidade. É integrada por representantes da Associação Mantenedora, pais, docentes e funcionários da escola.

Na esfera jurídico-administrativa (vida jurídica ou do direito), que regulamenta a vida institucional por meio da normatização dos direitos e deveres, o princípio básico deve ser a Igualdade. É de responsabilidade da Associação Mantenedora, integrada por pais, professores e amigos da escola.

A institucionalização da autogestão dá-se por meio da organização de comissões de trabalho em todas as esferas, cujas decisões resultam de um processo de consenso e não por decisão majoritária. A operacionalização das atividades administrativas e pedagógicas é feita por meio de profissionais contratados, sempre com aval do Conselho Pedagógico da escola.

O Conselho Pedagógico é o núcleo de direção da escola e tem como função determinar e executar as diretrizes de caráter educacional para a comunidade escolar. É responsável por planejar, organizar, coordenar, avaliar, acompanhar e integrar as atividades desenvolvidas.

Os membros do Conselho Pedagógico são eleitos pelo colegiado de professores da escola em eleição sociocrática. Essa eleição é caracterizada pelo voto de “consentimento”, em que, frente aos argumentos apresentados, todos os eleitores consentem a representatividade do novo conselheiro. 

Atuais membros do Conselho Pedagógico: Adriana Pereira (Bibliotecária), Ana Beatriz Camorlinga (professora de Espanhol e Artes), Marcelo Letzow (professor do 8º ano), Denise Lopes (professora do 1º ano), Paulo Karam (tutor do 10º ano), Guilherme Gomes (professor do Ensino Médio) e Patipado Egas (professora auxiliar do Jardim).

São grupos formados por pais, professores e funcionários e dão suporte à gestão da escola. Essas pessoas doam um pouco do seu tempo, do seu conhecimento e de seu empenho em benefício de toda a comunidade. Embora voluntário, o trabalho exige afinidade, assiduidade e comprometimento com os valores da nossa escola e da pedagogia Waldorf.

As comissões podem ser formadas por professores, colaboradores e pais, de acordo com as habilidades e interesses pelas atividades desenvolvidas. Os interessados podem procurar a secretaria ou membros da própria comissão para conhecer o trabalho.

 

Comissão de Acervo do Teatro

Cuida da organização do acervo do teatro mantido na escola (figurinos, objetos etc.).

Composição atual: professores Andréia C., Diego Ribeiro, Nastaja, Sasha Pfister, Sérgio Beck, professor de classe do 8º ano (Marcelo) e tutor do 12º ano (Rafael).

 

Comissão de Alimentação Escolar

Responsável por planejar, com a colaboração dos professores e pais, a alimentação que é oferecida aos nossos alunos e colaboradores. Orientar e sugerir a cantina da escola para que atenda às necessidades da comunidade escolar. Trabalhar em parceria com a comissão ambiental, no que se refere ao destino do lixo orgânico.

Composição atual: Lilananda Gopi (mãe do 7º ano) e os professores Ana Gabriela, Carmen Iasko, Daniela Agostino.

 

Comissão da Biblioteca

Responsável pela seleção e compra de livros, revistas e periódicos, bem como pela organização da biblioteca da escola.

Composição atual: professoras Adriana (bibliotecária), Paulo Karam (tutor do 10º ano, professor de literatura e filosofia).

 

Comissão de Capacitação

Composição Atual: Silvia Jensen (Jardim), Marcelo de Cunto (administração).

 

Comissão de Comunicação

Responsável pelos canais de comunicação na escola como Colibri, Informativo Mensal, site, Banco de Imagens. 

Composição atual: Danielle Micheline (professora do Maternal), Márcia Martins (secretaria e professora de História da Arte), Paulo Karam (tutor do 10º ano), Luciana Dutra (mãe do 2º e do 9º ano), Marli Henicka (mãe do 10°ano), Patrícia Campos (mãe do 11º ano), Rondon Júnior (pai do 4º e do 6º ano), Giselli Neder (professora de Artes e Ana Beatriz Camorlinga (professora de Espanhol).

 

Comissão de Educação Ambiental

Atua na conscientização da comunidade escolar sobre temas relativos ao ambiente, utilizando-se de técnicas artísticas e informativos. Cuida do descarte correto de resíduos e da compostagem.

Composição atual: Professores Ana Beatriz Steckel Camorlinga (professora de espanhol), Andréia Cavalheiro (tutora 11º ano), Cristopher Bertoni (pai do Jardim e do 2º ano), Diego Ribeiro (professor de jardinagem), Guilherme Gomes (professor de jardinagem e geografia).

 

Comissões de Festas

Ocupa-se da organização e coordenação de tarefas para a realização das festas escolares. São realizados os seguintes eventos festivo-culturais: Aniversário da Escola (março), Festa Anual (maio), Festa de São João (junho), Gincana de Micael (setembro), Bazar de Natal (novembro) e mutirões.

Composição atual: Aniversário de 40 anos da Escola (Silvia Alcover, Liliane Brignol e Andreia Cavalheiro), Festa Anual (Rafael, Andréa Ikeda, Ilka), Festa de São João (Ângela, Dirce, Daniela Agostino, Rafael, Beatriz Negreiros, Eliana e Rosângela), Gincana de Micael (Gabriel, Beatriz Negreiros, Adriana e Dornier), Bazar de Natal (Erika, Ana Gabriela, Marielly, Sueli).

 

Comissão Financeira

Auxilia nas decisões referentes às planilhas de custos, reajuste de salários, alterações no valor de mensalidades, concessão de bolsas e ampliação das instalações físicas da escola. É formada por pais voluntários, professores, representante da Associação Pedagógica Micael e pelo administrador financeiro da escola.

Composição atual: Carmen Iasko (Tesouraria), José Roberto (pai de ex-aluna), Marcelo de Cunto (administrativo), Gabriel Mattos (professor de Jogos).

 

Comissão de Grade Escolar

Elabora a grade escolar, com a distribuição dos horários e das aulas das turmas.

 

Comissão de Limpeza

Cuida das questões relacionadas à limpeza e zeladoria na área escolar.

Composição atual: Andréia (equipe de limpeza), Carmen Isko (tesouraria), Daura (equipe de limpeza), Joice (equipe de limpeza), Marcelo de Cunto (administrativo) e Sarinha (equipe de limpeza).

 

Comissão de Manutenção e Equipamentos

Ocupa-se de toda manutenção, reformas e conservação do patrimônio físico da escola.

Composição atual: Agapito Homem (portaria), Marcelo de Cunto (administrativo), Flávia (Jardim).

 

Comissão de Matrícula

Recebe os pais e interessados em conhecer a escola e fornece informações sobre a pedagogia Waldorf. Após o primeiro contato, encaminha os pais para conversa/entrevista com um professor, além de conduzir o processo de matrícula.

Composição atual: Cynara Muller (tutora do 12º ano), Luise Hardt (professora do Maternal), Márcia Martins (professora de artes) , Silvia Alcover (professora do 6º ano), Paulo Karam (professor de literatura e filosofia do Ensino Médio), Sueli Kuchiniski (professora de inglês), Amira, Adriely, Rejane e Shayany (secretaria). 

 

Comissão de Oficinas

Organiza e distribui salas e horários em que acontecerão as diversas oficinas oferecidas.

Composição atual: Amira e Adriely (secretaria), Eliana Mandelli (professora de Música).

 

Comissão de Preparação de Tintas

Composição atual: Silvia Alcover (professora do 7º ano) e Daniela Agostino (professora do 5º ano)

 

Comissão de Recepção

Recebe e encaminha os pedidos de estágio e de visitas para o colegiado de professores.

Composição atual:  Rosângela e Silvia Jensen (Jardim).

 

Comissão de Segurança

Responsável por promover melhorias nas questões que envolvem segurança e trânsito.

Composição atual: Agapito Homen, Pedro (cantina), Caciane, Valéria (mãe do 3º ano) e Shayany (secretaria).

 

Apoio pedagógico

Formada pelo colegiado de professores, desenvolve e analisa as questões pedagógicas da escola.

 

Coordenação de Grau e Colégio dos Professores

Daniela A. (Grau)

Denise e Roberta (Colégio) 

 

Imprimir Indicar
  • Rua Pastor William Richard Schisler Filho, 841
  • Itacorubi - Florianópolis - SC
  • CEP: 88034-100
Logo
  • Fone: (48) 3334-1724 | 3334-6843
  • FAX: (48) 3334-2656
  • anaba@anaba.com.br
Dete Soluções - Quati